Salário Mínimo sobe para 665 euros em 2021
- Alexandre Matos
- 20 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2021
Já para além das discussões do OE 2021, onde apenas ficou definido que valor iria aumentar, o Governo já chegou a uma decisão sobre o aumento do ordenado mínimo – este vai passar a ser 665 euros, um aumento de trinta euros.

A decisão foi anunciada pelos Ministro do Trabalho, Ana Mendes Godinho, e da Economia, Pedro Siza Vieira. Foi ainda apresentado um subsídio de 74 milhões de euros para a ajudar a cobrir os encargos adicionais para a Segurança Social que as empresas irão sentir. O Governo faz a promessa que este valor será pago logo no primeiro trimestre de 2021.
A subida do salário mínimo estava já a ser falada na discussão do OE 2021, onde apenas ficou a promessa de um aumento, mas não de quanto este seria. O valor que era mais falado era de 660 euros, em conformidade com o aumento médio de 23,75 euros da anterior legislatura, mas a Ministra do Trabalho tinha já deixado em cima da mesa um aumento superior, que acabou por se materializar.
O Ministro da Economia justificou o aumento com o papel que o aumento do consumo terá na recuperação económica do país. Contudo, assumiu também que é importante que o executivo ajude as empresas com os custos extra. “A subida do salário mínimo constitui um aumento de encargos para as empresas num momento difícil e é importante assegurar que tentamos mitigar esse impacto”, afirmou Pedro Siza Vieira.
Com o objetivo já anunciado no início da legislatura, e reiterado ao longo deste último ano de chegar aos 750€ até 2023, os aumentos em 2022 e 2023 terão que ser mais significativos. Com uma diferença ainda de 85€, as subidas terão que ser, em média, de 42,5 euros a cada ano.
Comments