Sporting Clube de Braga, a pedreira que rende milhões
- Fábio Lopes
- 19 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

A Academia de Formação do Sporting Clube de Braga tem-se afirmado, paulatinamente, como uma das principais fontes de talento puro, no que concerne ao futebol nacional.
Vários têm sido os casos de sucesso de jovens diamantes que subiram à equipa principal dos Guerreiros do Minho, conseguindo impor toda a sua qualidade e irreverência.
A construção da Cidade Desportiva, concluída, numa primeira fase, desde 2017, foi um marco determinante na afirmação do clube minhoto como uma das principais entidades formadoras, em território luso.
Uma verdadeira incubadora de talentos, que serve um universo de 700 atletas, distribuídos pelos diferentes escalões de formação. O seu avultado custo, de 11 milhões de euros, são prova das luxuosas condições que os atletas têm à sua disposição. Deu-se, simultaneamente, uma reestruturação e um investimento, sem precedentes, no Departamento de Scouting e na monotorização dos atletas, permitindo ter uma base de talento sustentada com maior expressão, que se vem tornando parte do ADN da formação arsenalista. Um modelo de gestão que tem dado frutos, atendendo às inúmeras pérolas que têm dado o salto para os principais palcos do futebol mundial.
Francisco Trincão, um desequilibrador nato

Francisco Trincão é a personificação perfeita do sucesso evidenciado na “Pedreira”. Com 11 anos de idade ingressa no clube e, desde cedo, evidencia um potencial incomensurável. Estreia-se pela equipa secundária do Braga com somente com 16 anos. Sempre a somar presenças nos bês, o extremo vianense começa a espreitar a subida à equipa principal. A estreia consoma-se em Dezembro de 2018, numa goleada frente ao Vitória de Setúbal, jogo esse a contar para a fase de grupos da Taça da Liga.
Elegância na passada e na forma como gira sobre os adversários, sempre com mil simulações que tornam impossível descodificar que caminhos segue, Trincão impõe-se, com naturalidade, como titular, no reinado de Rúben Amorim, ao leme dos arsenalistas. Dá de tal maneira nas vistas que o Barcelona não hesita e adquire o seu passe, por uma verba de 31 milhões de euros, no início de 2020. O jovem promete entusiasmar as bancadas de CampNou ao ritmo dos seus estonteantes dribles e da forma mágica como ludibria os adversários.
Pedro Neto, uma estrela em ascensão na alcateia britânica

Pedro Neto é outro exemplo fulgurante da qualidade interminável que existem nos quadros portugueses, resultando num encaixe financeiro imprescindível para os bolsos bracarenses.
Começou a dar nas vistas enquanto juvenil do SC Braga, clube que o formou e pelo qual se estreou em maio de 2017, num encontro frente ao Nacional da Madeira para a Liga NOS. Neste mesmo encontro, apontou o primeiro golo de Braga ao peito, pondo a legião Guerreira com água na boca. o jogador acabou emprestado por duas épocas na Lazio, juntamente com Bruno Jordão.
Em Roma, não teve muitas oportunidades para se mostrar, alinhando num total de cinco encontros pela equipa de Inzaghi na época 2018/19. O clube romano aproveitou, no entanto, para gerar lucro a partir do jogador, adquirindo o mesmo por 11 milhões ao Braga e transferindo-o para a armada lusa do Wolverhampton por uma verba a rondar os 20 milhões de euros. Em Terras de Sua Majestade tem-se exibido em grande plano, demonstrando todo a qualidade que lhe era apontada. Com um pé esquerdo exímio e imprevisível, o futuro do extremo vianense parece ser brilhante.
David Carmo, o guerreiro resiliente

Se Trincão e Pedro Neto já estão num patamar competitivo superior, David Carmo tem ainda de cimentar uma posição incontestável no onze de Carlos Carvalhal. A paixão pelo futebol surgiu precocemente, contudo, o percurso do defesa não foi de todo calmo, tendo o mesmo passado por vários emblemas (Benfica, Anadia e Sanjoanense) até se conseguir estabelecer na defesa bracarense de pedra e cal.
Dono de uma compleição física impressionante, David Carmo tem mostrado todas as suas valias na atual temporada desportiva. Confortável com a bola nos pés, distingue-se pela sua capacidade de interceção e pelo assinalável jogo aéreo que possui. Com um vasto futuro à sua frente, almejará, com toda a certeza, voos mais altos ao longo da sua carreira.
Assim, é seguro afirmar que a direção de António Salvador tem assumido uma posição de notável destaque, no que ao desenvolvimento da Academia de Futebol de Formação diz respeito. A Cidade Desportiva foi um enorme passo nessa direção, e é, sem sombra de dúvida, um exemplo a seguir. Se o Sporting Clube Braga der continuidade ao processo evolutivo de que está a ser alvo, a distância para os denominados 3 “Grandes” será cada vez menor, e os triunfos, invariavelmente, irão fazer parte da vitrine dos arsenalistas.
Commenti